O QUE É O COMTUR?

É um órgão consultivo e de assessoramento do Poder Executivo Municipal com o objetivo de opinar, sugerir, indicar e propor medidas que tenham por finalidade o desenvolvimento da atividade turística no município de Indiaporã. Tem o papel de conscientizar a participação de toda a sociedade nas ações de fomento turístico.

MISSÃO DO COMTUR

Consolidar parcerias e proporcionar, através de suas ações, o envolvimento e o comprometimento dos mais variados setores socioeconômicos do município no fomento da atividade turística.

1. Avaliar, opinar e propor sobre:

  • Política Municipal de Turismo;
  • Diretrizes básicas observadas na citada Política;
  • Planos anuais ou trienais que visem o desenvolvimento e a expansão do turismo no município;
  • Instrumentos de estímulo ao desenvolvimento turístico;
  • Assuntos atinentes ao turismo que lhe forem submetidos.

2. Inventariar, diagnosticar e manter atualizado o cadastro de informações de interesse turístico do município e orientar a melhor divulgação do que estiver adequadamente disponível.

3. Programar e executar debates sobre os temas de interesse turístico para a cidade e região, assegurando a participação popular.

4. Manter intercâmbio com as diversas entidades de turismo do município ou fora dele, sejam ou não oficiais, para um maior aproveitamento do potencial local.

5. Propor resoluções, instruções regulamentares ou atos necessários ao pleno exercício de suas funções, bem como modificações ou supressões de exigências administrativas ou regulamentares que dificultem as atividades de turismo visando incrementar o fluxo de turistas e de eventos para a cidade.

6. Propor programas e projetos nos segmentos do turismo visando incrementar o fluxo de turistas e de eventos para a cidade.

7. Propor diretrizes de implementação do turismo através de órgãos municipais e os serviços prestados pela iniciativa privada com o objetivo de prover a infraestrutura local adequada à implementação do turismo em todos os seus segmentos.

8. Promover e divulgar as atividades ligadas ao turismo do município participando de feiras, exposições e eventos, bem como apoiar a prefeitura na realização dos mesmos.

9. Propor formas de captação de recursos para o desenvolvimento do turismo no município, emitindo parecer relativo a financiamento de iniciativas, planos, programas e projetos que visem o desenvolvimento da indústria turística em geral.

10. Colaborar com a prefeitura e suas secretarias nos assuntos pertinentes, sempre que solicitado.

11. Formar grupos de trabalho para desenvolver estudos em assuntos específicos, com prazo para a conclusão dos trabalhos e apresentação de relatório ao plenário.

12. Sugerir medidas ou atos regulamentares referentes à exploração de serviços turísticos no município.

13. Sugerir a celebração de convênios com entidades, municípios, Estado ou União.

14. Indicar, quando solicitado, representantes para integrarem delegações do município a congressos, convenções, reuniões ou quaisquer acontecimento que ofereçam interesse à Política Municipal de Turismo.

15. Elaborar e aprovar o calendário turístico do município.

16. Monitorar o crescimento do turismo no município, propondo medidas que atendam à capacidade turística.

17. Analisar reclamações e sugestões encaminhadas por turistas e propor medidas pertinentes à melhoria da prestação dos serviços turísticos locais.

18.Conceder homenagens às pessoas e instituições com relevantes serviços prestados na área de turismo.

19. Organizar e manter o seu regimento interno.

SECRETÁRIO

MEMBROS DO COMTUR (BIÊNIO 2016 – 2018)

PRESIDENTE

MICKAEL QUINTINO DA SILVA

VICE-PRESIDENTE

IRACI ALVES DE ALMEIDA SOUZA

JOAQUIM LUIZ DO AMORIM NETO

SECRETÁRIO

FERNANDO ARTHUR REZENDE

SECRETÁRIO

CLAUDIONOR RODRIGUES DE ALMEIDA

SECRETÁRIO

ROSANA SCAPIM DA FONSECA

Suplentes (Biênio 2016 – 2018)

  • MARCIA REGINA ROSSINI DE OLIVEIRA
  • ALCINIR DE JESUS MALDONADO
  • JOSE CARLOS DA SILVA RODRIGUES
  • MARCOS ROBERTO MORAES
  • PAULO HENRIQUE DA SILVA ROCHA
  • RAQUEL GONZAGA DE SOCORRO SANCHES